Bolsonaro após realizar exames em Brasília — Foto: Adriano Machado/Reuters / POR :G1
16 de agosto de 2025 - Política
O Hospital DF Star, em Brasília, divulgou neste sábado (16) um boletim médico sobre o estado de saúde do ex-presidente Jair Bolsonaro. Os exames identificaram infecções pulmonares recentes, além de esofagite e gastrite.
De acordo com o documento, foram observadas “imagens residuais de duas infecções pulmonares recentes possivelmente relacionadas a episódios de broncoaspiração”. A endoscopia mostrou persistência da esofagite e da gastrite, em grau mais leve, mas que exigem tratamento medicamentoso contínuo.
O cardiologista Leandro Echenique informou que o tratamento será apenas com medicamentos, sem necessidade de cirurgia, e que Bolsonaro recebeu orientações nutricionais e de exercícios para preservar a massa muscular.
Já o médico Cláudio Birolini, que operou o ex-presidente em abril, avaliou os resultados da cirurgia e disse que “o trânsito intestinal está preservado e as hérnias estão resolvidas”. No entanto, ele apontou que o refluxo pode estar relacionado às pneumonias enfrentadas por Bolsonaro.
A equipe médica recomendou que o ex-presidente mantenha o tratamento para hipertensão e refluxo, adote medidas de prevenção contra novas broncoaspirações e intensifique atividades físicas.
Bolsonaro realizou exames de sangue, urina, endoscopia e tomografia abdominal na manhã deste sábado. Ele deixou o hospital sem falar com a imprensa. Segundo seus advogados, o ex-presidente tem apresentado episódios de refluxo e soluços.
Boletim médico sobre o estado de saúde do ex-presidente Jair Bolsonaro
Compartilhe