Cadastre-se

CAETITÉ: A Justiça determinou nesta quarta-feira (18) a suspensão do concurso público da Câmara Municipal de Caetité. A decisão atende a um mandado de segurança impetrado por Rodrigo Moreira de Azevedo Silva, que alegou a ausência de reserva de vagas para pessoas negras no edital, contrariando a Lei Municipal n.º 976/2024. A lei municipal, 20% das vagas em concursos públicos no município devem ser reservadas a pessoas negras. No entanto, o edital do concurso publicado pela Câmara em 19 de agosto não contemplava essa exigência legal. Em sua decisão, o juiz considerou que a ausência da reserva de vagas para negros no edital configura uma irregularidade e pode gerar a nulidade do concurso. O magistrado determinou que o presidente da Câmara, Rodrigo Júnior Lima Gondim (União), apresente, em um prazo de dez dias, as informações que julgar necessárias sobre o caso. Com a suspensão do concurso, a Câmara Municipal de Caetité deverá readequar o edital para garantir o cumprimento da lei de cotas para negros e realizar um novo processo seletivo.

 

Otoniel Rebouças Matos Souza sofreu o acidente no Distrito de Maniaçu, em Caetité, na região sudoeste da Bahia, por volta das 13h30.


CAETITÉ: Um motociclista que participava de uma trilha morreu após sofrer uma queda no início da tarde deste domingo (1º), em Caetité, na região sudoeste da Bahia. Otoniel Rebouças Matos Souza sofreu o acidente no Distrito de Maniaçu, por volta das 13h30. 


 

BRASIL: A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou, nesta segunda-feira (18), um projeto de lei que propõe a criação da Lei Geral dos Agentes de Trânsito. O texto inclui esses profissionais no sistema de segurança pública, o que permite o porte de armas. De autoria do deputado Nicoletti (União-RR) e relatado por Paulo Bilynskyj (PL-SP), o projeto cria um marco regulatório para agentes de trânsito, definindo suas atribuições e reconhecendo sua atividade como policial, restrita à segurança viária. Além disso, o projeto preserva a autonomia de Estados e municípios, estabelece requisitos mínimos para a carreira, como idade mínima de 18 anos, nacionalidade brasileira, CNH válida, ensino superior e "idoneidade moral". Aprovado em caráter conclusivo, seguirá para o Senado, onde passará por comissões. Se aprovado sem mudanças, será enviado para sanção presidencial.

 

BAHIA: O zagueiro Michel Pereira Santos, de 33 anos, jogador da Portuguesa, do Rio de Janeiro, faleceu neste domingo (17) em um acidente de carro na BR-101, próximo à cidade de Eunápolis, no sul da Bahia. O atleta estava de férias em sua cidade natal, Camamu, e seguia rumo ao Rio de Janeiro, onde iniciaria a pré-temporada nesta segunda-feira (18). De acordo com o Ubatã Notícias, Michel perdeu o controle do veículo que dirigia, colidindo frontalmente com uma carreta de uma empresa de Brumado. O impacto foi fatal. O jogador retornava ao Rio de Janeiro para a disputa do Campeonato Carioca de 2025, após ter o contrato renovado com a Lusa até março do próximo ano. Michel chegou à Portuguesa em janeiro deste ano e participou de 12 partidas pela equipe. Além da Lusa, o zagueiro construiu uma carreira sólida no futebol brasileiro, com passagens por clubes como Bangu, Nova Iguaçu, Ituano (SP), Moto Club (MA) e Rio Claro (SP). Em nota oficial, a Portuguesa lamentou profundamente a perda, classificando o ocorrido como “uma das maiores tragédias da nossa história”. A diretoria, jogadores e comissão técnica prestaram solidariedade à família de Michel. O clube, que completará 100 anos de fundação em dezembro, ainda não divulgou detalhes sobre o velório e sepultamento do atleta.

Por achei Sudoeste

 

Maria Luzia Pereira de Godoy, de 51 ano, se afogou na piscina da residência na tarde deste domingo (27), conforme informação da PM.

 

CANDIBA: Uma mulher de 51 anos morreu após cair em uma piscina, em Candiba, na região sudoeste da Bahia, na tarde deste domingo (27). Maria Luzia Pereira de Godoy se afogou por volta das 15h20, em uma residência localizada na Rua Emídio Neres de Queroz, no bairro Palmeiras. Policiais do 17º BPM de Guanambi foram informados por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que havia ocorrido um afogamento. No local, estava Maria sem sinais vitais. A Polícia Militar permaneceu no local até a chegada dos peritos do DPT-Departamento de Polícia Técnica, que posteriormente removeram o corpo para necrospia no IML-Instituto Médico Legal de Guanambi. A Polícia Civil apurará as circunstâncias do afogamento.