Cadastre-se

O policial civil Neife Luiz Werlang, de 46 anos, foi morto a facadas, na sexta-feira (15), dentro da própria casa.

A adolescente suspeita de matar o próprio pai, o policial civil Neife Luiz Werlang, de 46 anos, pediu à Justiça para comparecer ao velório, ocorrido neste sábado (16) em São Miguel do Oeste, no Extremo-Oeste de Santa Catarina.

O despacho, obtido com exclusividade pela reportagem do ND+, no entanto, mostra que o juiz negou o pedido da suspeita, alegando que “o caso é de grande comoção social, devendo-se preservar, inclusive, a integridade física da adolescente”.

Na noite de sexta-feira (15), Werlang foi encontrado morto com três facadas no pescoço. Até o momento, as investigações apontam que a filha da vítima e uma amiga, duas adolescentes, são as principais suspeitas de cometer o crime.

O despacho do juiz considerou que é “difícil até achar palavras para negar pedido tão impróprio, numa hora igualmente tão imprópria”. O texto diz, ainda, que, “ao desferir as facadas como fez, ela já se despediu do pai”.

Estiveram no velório familiares, amigos e colegas de profissão de toda a região. O ato começou na igreja matriz e encerrou no Cemitério Municipal. Com sirenes e giroflex ligados, dezenas de viaturas da Polícia Civil formaram o cortejo até o cemitério.

Filha e amiga confessaram crime

O agente de 46 anos foi encontrado caído em um dos cômodos da casa onde morava, em São Miguel do Oeste.

A DIC (Divisão de Investigação Criminal), responsável pelo caso, informou que as duas adolescentes confessaram o planejamento e a execução do crime.

Elas foram apreendidas e, agora, estão sob custódia da DPCAMI (Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso). O Poder Judiciário irá assumir o caso.

Inspiração no caso Richthofen

O caso Richthofen, que voltou a ganhar notoriedade após o lançamento dos filmes que revelam detalhes do crime, teria sido inspiração para as duas amigas.

Isso porque, enquanto estava na delegacia, a adolescente teria questionado policiais se ficaria tão famosa quanto Suzane von Richthofen, conhecida por arquitetar a morte dos pais em 2002. Elas teriam revelado a testemunhas que se inspiraram na história da família.

 

FONTE: NDMAIS

Caso aconteceu na Estrada do Café, perto de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia. Suspeitos estavam com metralhadoras e revólveres. Ninguém ficou ferido.

Seis homens foram feitos reféns no domingo (17) após homens armados com metralhadoras e revólveres invadirem uma fazenda, na Estrada do Café, próximo da cidade de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia. Uma carga com 120 toneladas de milho foi roubada. Ninguém ficou ferido.

Segundo informações dos donos da fazenda, um dos proprietários viu dois caminhões bitrem estacionados na frente da fazenda, por volta das 18h50, mas não achou que poderiam ser assaltantes circulando na região.

Por volta das 22h, quando o fazendeiro não estava mais no local, homens encapuzados invadiram o espaço e fizeram seis funcionários reféns. As vítimas estavam no alojamento da propriedade rural.

De acordo com os donos da fazenda, os funcionários ficaram amarrados em um cômodo por duas horas. Por volta da meia-noite, o grupo armado desamarrou parte das vítimas e as obrigou a ajudar a colocar a carga nos caminhões.

Os fazendeiros informaram que os suspeitos deixaram o local por volta das 2h desta segunda-feira (18). Até a publicação desta reportagem, a polícia não encontrou os suspeitos e a carga.

 

FONTE: G1

Seguem abertas, até esta terça-feira (19), as inscrições para 151.179 mil vagas de cursos de qualificação profissional do Programa Educar para Trabalhar. A iniciativa integra as políticas públicas de assistência estudantil do Governo da Bahia, no âmbito do Programa Estado Solidário. O objetivo é promover a qualificação profissional dos estudantes, oferecendo oportunidades de aprendizagens e maiores condições de inserção no mundo do trabalho, conforme as demandas dos setores produtivos dos Territórios de Identidade da Bahia. As inscrições podem ser feitas até pelo Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br/educarparatrabalhar).

O superintendente da Educação Profissional e Tecnológica do Estado, Ezequiel Westphal, falou sobre a importância do programa para o futuro dos estudantes. “A nova edição do Educar para Trabalhar ocorre em um momento muito significativo na rede. Os estudantes estão envolvidos com vários projetos de aprendizagem e os cursos ofertados possibilitam aos estudantes e às suas famílias perceberem novas oportunidades de qualificação que estão sendo proporcionadas pela escola”, afirmou.

Durante o ano de 2021, o Educar para Trabalhar ofertou 200 mil vagas. Nesta nova etapa, as ofertas são para 43 cursos de 10 Eixos Tecnológicos, na modalidade Educação à Distância (EAD), de Formação Inicial e Continuada (FIC). Os interessados devem estar regularmente matriculados no Ensino Médio ou da Educação Profissional Técnica de Nível Médio da rede pública estadual de ensino no ano letivo de 2020/2021. Também podem se inscrever egressos dos cursos técnicos de nível médio da rede estadual de ensino, que tenham concluído os estudos no período de 2016 a 2020. No dia 20 de outubro será realizado o sorteio eletrônico e as matrículas ocorrerão de 24 de outubro a 7 de novembro. As aulas serão iniciadas no dia 8 de novembro para a primeira entrada e no dia 7 de fevereiro de 2022 para a segunda entrada.

Sobre os cursos – Os cursos terão duração média de três a cinco meses e serão ministrados em parceria com o Sistema S, composto pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). A previsão é que as vagas sejam preenchidas em 2.656 turmas, com diversos cursos, dentre os quais os de: Administrador de Banco de Dados; Agente Cultural; Agente de Gestão de Resíduos Sólidos; Agente de Informações Turísticas; Almoxarife de Obras; Assistente de Logística; Assistente Financeiro; Cerimonialista; Desenvolvedor de Jogos Eletrônicos; Organizador de Eventos e Produtor Cultural.

 

FONTE: HR BA

A Viajoteca dessa quinta-feira vai chegar misturando balé cênico com dança afro contemporânea, através de uma verdadeira aula de arte e identidade. Sob a mediação da Diretora da CAT, Mara Ledo, Vavá Botelho, fundador do Balé Folclórico da Bahia vai falar sobre a construção dessa companhia que hoje é conhecida e reconhecida em mais de 30 países.

Sobre o Balé Folclórico da Bahia – Única companhia de dança folclórica profissional do país, foi criado em 1988 por Walson Botelho e Ninho Reis e apresenta, desde então, um significativo currículo de atividades, especialmente os prêmios e tournées nacionais e internacionais, além de um considerável prestígio refletido na resposta do público e da crítica especializada.

Sobre Vavá Botelho – Responsável pela idealização e criação do Balé Folclórico da Bahia, em 1988, considerada pela Associação Mundial de Críticos com a “melhor companhia de dança folclórica do mundo”, na atualidade. Com o Balé Folclórico da Bahia conquistou diversos prêmios pelos trabalhos apresentados. Foi responsável, pela organização das inúmeras turnês, que a companhia realizou pelo Brasil, Américas do Norte, Sul e Central, Europa, África e Oceania, recebendo os maiores reconhecimentos pelo trabalho apresentado nos mais importantes teatros nesses continentes.

Anota na agenda aí para não perder: dia 21/10, às 19h no youtube da Casa Anísio Teixeira (link abaixo)!

https://www.youtube.com/watch?v=pyKHhpnLtq8

 

FONTE: HR BA

Com um bom futebol apresentado em Sergipe pelo Atlético Estanciano, o zagueiro e volante Cleristom Brito Caetano, 20 anos, viajou para a capital de São Paulo para fechar contrato com um clube paulista, sendo um sonho prestes a ser realizado. Cleristom joga futebol desde os 12 anos de idade e já atuou em times locais como o Ponte Preta e Chapecoense, ambos por 2 anos. O zagueiro receberá apoio do empresário Geovane, que será responsável por toda a negociação da carreira do atleta.

 

FONTE: HR BA

Uma norte-americana teve uma surpresa desagradável ao descobrir um ninho de cobras vivendo embaixo da própria casa na cidade de Santa Rosa, na Califórnia (EUA). Pelo menos 92 cascavéis compartilhavam a propriedade com ela.

O caso virou notícia no San Francisco Chronicle após a mulher pedir ajuda a uma organização sem fins lucrativos especializada no resgate de animais. O diretor da ong, Al Wolf, informou que já na primeira inspeção à residência foram encontrados 59 filhotes e 22 cobras adultas.

Em outras duas visitas ao local, mais 11 répteis foram retirados. Com isso, a soma de animais que viviam no local subiu para 92.

Répteis venenosos

As cobras são da espécie cascavel do Pacífico, a única venenosa nativa da Califórnia. Elas não costumam ser agressivas, a menos que se sintam em perigo.

De acordo com o especialista, chamados como a da moradora de Santa Rosa são comuns. Porém, normalmente, o número de cobras encontradas se limita a quatro ou cinco.

Todas as cobras resgatadas foram libertadas na natureza. Por conta da infestação, Al Wolf afirma que pretende realizar novas visitas de manutenção à casa nos próximos meses.

 

FONTE: Metrópoles

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 243 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,02%) e 230 recuperados (+0,02%). O boletim epidemiológico deste domingo (17), também registra 1 óbito. Dos 1.239.893 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.210.695 já são considerados recuperados, 2.230 encontram-se ativos e 26.968 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.561.207 casos descartados e 241.250 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste domingo. Na Bahia, 52.168 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

Vacinação

Com 10.413.559 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 81.78% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas.

 

FONTE: Sesab

Um acidente foi registrado na tarde deste sábado (16), na BR-030, nas proximidades da comunidade de Umburanas, na cidade de Brumado. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), no local, um motociclista morreu. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) que passava pelo local regressando de uma ocorrência realizou a perícia. Segundo apurou, uma carreta desgovernada colidiu contra diversos veículos que estavam parados na rodovia ferindo diversas pessoas e policiais que atendiam a ocorrência. Uma gestante foi atingida. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) socorreram as vítimas. Todos os feridos foram encaminhados para o Hospital Professor Magalhães Neto em Brumado. A unidade não informou o estado de saúde das vítimas. O corpo do motociclista foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para ser necropsiado.

 

FONTE: VouVê