Reprodução
20 de agosto de 2025 - Notícias
A Polícia Civil emitiu um alerta sobre um golpe que tem feito vítimas no interior da Bahia, principalmente idosos. Conhecida como “golpe da facção”, a prática criminosa consiste em extorsão por meio de ligações e mensagens, nas quais os suspeitos se passam por integrantes de organizações criminosas.
De acordo com o delegado Idelfonso Monteiro, titular da Delegacia Territorial de Coração de Maria, mais de dez pessoas já foram vítimas nos últimos meses. Informações das vítimas são coletadas em redes sociais e, em seguida, usadas para ameaças.
Como funciona o esquema
-
Criminosos levantam dados pessoais em redes sociais;
-
Entram em contato por telefone ou mensagens, citando nome e endereço da vítima;
-
Se apresentam como membros de facção criminosa;
-
Ameaçam a vítima e familiares, acusando-a de ser informante da polícia;
-
Exigem pagamentos para evitar supostas “consequências”.
O delegado informou ainda que estabelecimentos comerciais também têm sido alvo dos golpistas. Em um dos casos, a vítima sofreu prejuízo de mais de R$ 2 mil após ceder à extorsão.
“Eles cobram uma suposta ‘proteção’ para que os comércios não sofram furtos ou roubos. Depois do primeiro pagamento, continuam exigindo quantias cada vez maiores”, explicou Monteiro.
O que fazer ao receber a ligação
A orientação da Polícia Civil é não efetuar pagamentos. A recomendação é gravar as conversas, registrar prints e procurar a delegacia para formalizar a ocorrência.
“Caso receba a ligação, a vítima pode ignorar, desconversar e, em seguida, registrar o contato e procurar a polícia”, reforçou o delegado.
A Delegacia Territorial de Coração de Maria segue investigando para identificar os suspeitos e impedir a continuidade do golpe na região.
Por: G1/Bahia
Entenda como funciona Golpe da Facção que tem feito vítimas no interior da Bahia
Compartilhe