Cadastre-se
Reprodução Google
 

29 de outubro de 2025 - Notícias

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou, nesta terça-feira (28), a autorização para a realização de oito novos concursos públicos que ofertarão 890 vagas em 16 carreiras da administração estadual. O anúncio ocorreu durante a cerimônia em celebração ao Dia do Servidor Público, realizada em Salvador.

De acordo com o governador, o objetivo é recompor os quadros efetivos em áreas essenciais ao funcionamento da máquina pública, como Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Obras Públicas, Fisco, Regulação, Políticas Públicas, Gestão Governamental, Procuradoria e Produção de Informações Econômicas, Sociais e Geoambientais.

“Eu prometi que no Dia do Servidor Público nós anunciaríamos um conjunto de concursos. Teremos seleções para áreas estratégicas da administração pública, como o Meio Ambiente, e, na próxima semana, faremos outro pacote voltado à segurança pública, onde também poderemos anunciar novos concursos”, afirmou Jerônimo.

Os certames terão previsão de contratação a partir de janeiro de 2027 e devem priorizar carreiras típicas de Estado, como auditor fiscal e procurador, cujas funções não podem ser exercidas por servidores terceirizados ou contratados via Regime Especial de Direito Administrativo (REDA).

Entre os órgãos contemplados, estão:

  • Secretaria da Fazenda (Sefaz-BA) – 100 vagas para auditor fiscal e 100 para agente de tributos;

  • Procuradoria Geral do Estado (PGE) – 135 vagas, sendo 20 para procurador, 50 para assistente e 65 para analista de procuradoria;

  • Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) – 110 vagas para técnicos e especialistas;

  • Secretarias de Administração, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano – 120 vagas para especialista e técnico em obras públicas;

  • Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adab) – 200 vagas, sendo 160 para fiscal estadual agropecuário e 40 para técnico em fiscalização agropecuária;

  • Agência Reguladora de Saneamento Básico (Agersa), Secretaria da Administração (Saeb) e Secretaria do Planejamento (Seplan) – 40 vagas para especialistas e técnicos em regulação, 50 para especialistas em políticas públicas e gestão governamental e 35 para especialistas em produção de informações econômicas, sociais e geoambientais.

Segundo o governo, os novos concursos fortalecerão a estrutura administrativa do Estado, garantindo continuidade dos serviços públicos e valorização dos servidores de carreira como base da gestão estadual.

  • Governo da Bahia anuncia oito novos concursos públicos com 890 vagas em diversas áreas
  • Compartilhe