Cadastre-se
Reprodução: Acervo STF
 

03 de novembro de 2025 - Política

Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro acreditam que o Supremo Tribunal Federal (STF) deverá determinar, já na próxima semana, sua transferência para o presídio da Papuda, em Brasília. A medida ocorreria após a provável rejeição dos embargos de declaração apresentados pela defesa.

Atualmente, Bolsonaro cumpre prisão domiciliar, mas, segundo informações divulgadas pela coluna de Paulo Capelli, do portal Metrópoles, ministros da Corte enxergam o cumprimento da pena em regime fechado como um “símbolo” do julgamento sobre a tentativa de golpe de Estado.

Um familiar do ex-presidente classificou a possível transferência como uma tentativa de “humilhação” e “desgaste”. Pessoas próximas, porém, avaliam que ele deve permanecer poucas semanas na Papuda, voltando ao regime domiciliar por motivos de saúde — Bolsonaro enfrenta sequelas da facada sofrida em 2018 e foi diagnosticado neste ano com câncer de pele.

Nos bastidores do STF, há divergências sobre o caso. Um magistrado com interlocução próxima de Alexandre de Moraes defende a manutenção da prisão domiciliar, citando o precedente do ex-presidente Fernando Collor, que também foi condenado e apresenta problemas de saúde. Moraes, no entanto, teria defendido o envio de Bolsonaro à Papuda, em uma cela especial, equipada com televisão, ar-condicionado e paredes brancas.

Condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe e outros crimes, Jair Bolsonaro também responde por descumprimento de medidas cautelares em outro processo.

  • STF pode determinar transferência de Bolsonaro para a Papuda na próxima semana
  • Compartilhe