Cadastre-se
Reprodução Agência Brasil
 

22 de novembro de 2025 - Política

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso preventivamente na manhã deste sábado (22), em Brasília, por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A ordem atendeu a um pedido da Polícia Federal e foi motivada por riscos à ordem pública e à possibilidade de fuga, após registros de violação da tornozeleira eletrônica e mobilização de apoiadores convocada pelo senador Flávio Bolsonaro em frente ao condomínio onde o ex-presidente cumpria prisão domiciliar desde agosto.

Segundo Moraes, a movimentação poderia atrapalhar a fiscalização das medidas cautelares. O ministro também relembrou episódios anteriores que indicariam intenção de fuga, como o suposto plano de buscar asilo na embaixada da Argentina e a saída do país de aliados — entre eles Alexandre Ramagem, Carla Zambelli e Eduardo Bolsonaro — para evitar investigações.

Bolsonaro foi detido por volta das 6h e levado à sede da Polícia Federal às 6h35, onde permanece em uma Sala de Estado, estrutura reservada a autoridades. Ele passou por exame de corpo de delito realizado por peritos do Instituto Médico-Legal (IML). Em nota, a PF confirmou o cumprimento do mandado expedido pelo STF.

  • Bolsonaro é preso preventivamente em Brasília
  • Compartilhe