Cadastre-se
Reprodução
 

26 de agosto de 2025 - Economia

A partir de setembro, consumidores e lojistas terão acesso ao Pix Parcelado, nova modalidade do Banco Central que permitirá dividir compras em parcelas sem a necessidade de cartão de crédito.

De acordo com o BC, as regras de funcionamento serão divulgadas no fim do próximo mês, com o objetivo de padronizar o serviço, garantir transparência e facilitar o acesso da população.

Na prática, a compra será paga à vista ao lojista, enquanto o cliente assumirá parcelas com juros, conforme seu perfil de crédito. Especialistas avaliam que a novidade pode reduzir a dependência do cartão de crédito, ampliar a inclusão financeira e estimular a concorrência no setor.

Para João Fraga, CEO da Paag, o Pix Parcelado funciona como um “carnê digital” adaptado aos tempos atuais. Já Ticiana Amorim, fundadora da Aarin, ressalta que a modalidade pode beneficiar milhões de brasileiros que não têm cartão de crédito, mas utilizam o Pix diariamente.

O comércio também tem boas expectativas. Segundo Aldo Gonçalves, presidente do CDLRio e do SindilojasRio, a ferramenta deve dar fôlego às vendas, principalmente em um cenário de restrição de crédito.

Apesar do otimismo, especialistas alertam que os consumidores devem comparar taxas com as do cartão e manter controle financeiro para evitar dívidas.

Lançado há apenas quatro anos, o Pix já é o meio de pagamento mais usado no país, presente em 76,4% da população, à frente do cartão de débito (69,1%) e do dinheiro (68,9%)

  • Pix Parcelado começa a operar em setembro; entenda como o meio de pagamento vai funcionar
  • Compartilhe