Cadastre-se
Foto: UNIVASF - Campus Juazeiro-BA
 

13 de novembro de 2025 - Notícias

Um grupo de 142 estudantes apresentou sintomas de intoxicação alimentar após almoçar no restaurante universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), no campus de Juazeiro, no norte da Bahia. O caso ocorreu na terça-feira (11) e mobilizou alunos, a administração da universidade e autoridades sanitárias do município.

De acordo com informações da TV São Francisco, os primeiros relatos começaram na quarta-feira (12), quando estudantes passaram a comunicar sintomas como náuseas, indisposição, diarreia e dores abdominais em um grupo de mensagens. Diante da quantidade de queixas, os alunos organizaram uma lista com todos os afetados para formalizar um ofício.

“Nos assustamos com o número muito grande de reclamações e começamos a recolher o nome dessas pessoas e encaminhamos para a coordenação. Prezamos pela nossa segurança alimentar e esperamos resposta da empresa responsável”, declarou o estudante João Victor Tupiná.

Univasf e empresa terceirizada são notificadas

Em nota, a Univasf informou que a Coordenação Geral dos Restaurantes Universitários e a Equipe de Nutrição foram notificadas pelos alunos. A gestão da empresa terceirizada responsável pelo restaurante foi acionada ainda na quarta-feira.

A universidade reforçou que cabe à empresa contratada garantir a segurança e qualidade dos alimentos, e determinou o prazo de 72 horas para a apresentação de um laudo preliminar com a análise das amostras coletadas no local, além de esclarecimentos formais sobre o caso.

Apesar da situação, o restaurante universitário não teve seu funcionamento interrompido.

Vigilância Sanitária investiga o caso

A Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro (Sesau) iniciou uma investigação por meio da Vigilância Sanitária. Foram realizadas:

  • Buscas ativas junto aos alunos que relataram sintomas;

  • Coletas biológicas para identificar o agente causador da intoxicação;

  • Inspeção no restaurante, com coleta de amostras de água e orientações para evitar contaminações.

A Sesau informou que muitos estudantes que relataram sintomas não procuraram atendimento médico. O órgão orientou que qualquer pessoa ainda com sinais da doença busque uma unidade básica de saúde ou a UPA para notificação e acompanhamento dos casos.

Ainda não há previsão para a divulgação do laudo oficial.


Por: G1 BAHIA

  • Mais de 140 alunos tem sintoma de intoxicação após comer em restaurante
  • Compartilhe